#
008 quick sync
#
Papo sobre dados Atendimento Metabase
26 de jan. de 2026 Convidados Vinicius Guimarães Bruno Ricardo Marcello Pontes Anexos Papo sobre dados Atendimento Metabase Registros da reunião Transcrição
Resumo Vinicius Guimarães e Marcello Pontes discutiram a problemática do acesso irrestrito no Metabase e a necessidade de migração para o Looker ou adoção de uma versão mais segura do Metabase, como o plano Pro, devido a preocupações de segurança levantadas por Bertier Ribeiro Neto. Vinicius Guimarães está documentando queries e otimizando o uso de dados, focando na redução de custos com tabelas de log, enquanto Marcello Pontes propôs criar uma camada de governança e um catálogo universal de dados para auxiliar no mapeamento e migração gradual. Os participantes também alinharam o MVP de migração para o time de Atendimento, que visa padronizar visualizações para tabelas otimizadas e, idealmente, retirar o acesso ao Metabase dessa área.
Detalhes
Contexto do Metabase e Acesso a Dados Vinicius Guimarães iniciou a discussão explicando que o principal problema no Metabase é o acesso irrestrito a todas as tabelas, incluindo aquelas com queries em produção e eventos. Ele destacou que o Atendimento usa o Metabase principalmente para visualizar dashboards e como um CRM, sendo a área mais fácil de gerenciar (00:00:00). Cobrança e Growth usam para processos que envolvem baixar dados (mailing) e subir no discador (Total IP), o que é mais complexo devido à necessidade de baixar e importar (00:01:05).
Processo da Cobrança e Otimização Vinicius Guimarães explicou que o time de Cobrança usa uma big table que é uma query grande com todas as informações necessárias, a partir da qual criam cerca de 30 perguntas com filtros para estratégias específicas (00:01:05). Ele mencionou a ideia de automatizar o processo de subir mailing para facilitar o trabalho humano, mas questionou o esforço de duas semanas, sugerindo que não valia a pena naquele momento (00:02:09).
Mapeamento de Dados e Documentação Vinicius Guimarães está documentando as queries e os dados utilizados no Metabase, compartilhando a documentação no Notion. Ele está analisando cada visualização, query e tabelas subjacentes, buscando tabelas de logs que estão causando custos altos (00:03:17). Ele explicou que queries envolvendo logs são custosas porque exigem scan completo e conversão (00:05:18).
Otimização de Queries e Custos Vinicius Guimarães exemplificou o sucesso na redução de custos ao ajustar uma query para o Looker que tinha 1000 linhas, mas só precisava de 40. Ele removeu as linhas desnecessárias, criando uma view, o que eliminou o alto custo da lista. O objetivo é padronizar as visualizações para usarem as views já otimizadas, migrando de queries em múltiplas tabelas para views prontas (00:06:21).
Identificação de Problemas de Acesso e Tabelas de Log Vinicius Guimarães identificou problemas com tabelas de log e acessos em locais indevidos, como o Customer Service, que não está no ambiente PRD e é acessado por um dashboard. Ele planeja conversar com Léo sobre a migração dessas tabelas para a estrutura correta (bronze, etc.) (00:07:23). O plano também inclui migrar o que estava no banco de eventos, pois não são dados confiáveis, com a meta de inativar esse banco (00:08:47).
Plano de Migração e Ferramentas de Governança Marcello Pontes e Vinicius Guimarães discutiram o processo de migração, mencionando interações iniciais com Atendimento e FinOps para sedimentar ferramentas e estabelecer o processo de organização de dados e segurança no BigQuery (00:11:39). Marcello Pontes introduziu a ideia de criar uma camada de governança de dados e um catálogo universal para visibilidade de indicadores e rastreamento de dados, o que será a principal aliada para mapear a migração (00:12:45) (00:16:20).
Estratégias de Migração e Exportação de Metadados Marcello Pontes sugeriu que a migração deve ser gradual, usando flags no catálogo de governança para indicar o status (migrado, não migrado, etc.). Ele levantou a possibilidade de exportar artefatos do Metabase para arquivos, o que ajudaria a automatizar o mapeamento de dashboards, perguntas e tabelas usadas (00:13:56). Vinicius Guimarães considerou essa ideia de extração em massa como "muito show" e muito útil para o mapeamento (00:18:41).
Log de Acesso e Metabase Vinicius Guimarães mencionou que Bruno solicitou verificar se Léo tem acesso aos logs de último acesso do Metabase para auxiliar no mapeamento, pois eles não possuem esse acesso. Marcello Pontes confirmou que ele e Léo são administradores no Metabase e que ele pode tentar auxiliar no processo de gerar os dumps dos metadados (00:18:41) (00:20:47).
Objetivo Final da Migração Vinicius Guimarães resumiu o MVP para Atendimento: padronizar e consolidar todas as dashes para olharem para as mesmas tabelas e queries. O objetivo final é migrar tudo para o Looker e retirar o acesso ao Metabase do time de Atendimento, o que é um esforço que deve ser replicado para a Cobrança (00:21:53).
Comparação entre Metabase e Looker Vinicius Guimarães expressou que, embora tenha se acostumado com o Metabase e o ache mais rápido e fácil para o operacional, ele vê o Looker como mais funcional devido às integrações (00:24:02). No entanto, o Looker é percebido como mais técnico e burocrático, especialmente para usuários menos técnicos, e trava muito em dashboards complexos (00:23:05) (00:25:00). Marcello Pontes concordou com a crítica sobre a burocracia do Looker, preferindo o Metabase por ser mais amigável para análise (00:27:24).
Questão de Segurança do Metabase Vinicius Guimarães explicou que o principal motivo para a saída do Metabase é a segurança, conforme comunicado pelo time de segurança, que alegou que a ferramenta não é segura e não permite controle granular de acesso, como restrições por coluna (00:25:00) (00:30:55). Marcello Pontes verificou que o controle de permissões granular (nível de linha ou coluna) está disponível apenas nos planos Pro e Enterprise do Metabase (00:31:58).
Alternativas e Continuidade do Metabase Marcello Pontes mencionou que as alternativas em avaliação para reporting e exploração são Metabase Cloud e Hextec. O Metabase Cloud oferece segurança e gerenciamento de infraestrutura pela nuvem, podendo ser totalmente SAS ou com deployment no GCP (00:35:22). Vinicius Guimarães acredita que a melhor solução seria continuar com o Metabase, devido à familiaridade do time, e que o custo do plano Pro pode ser pífio em comparação com o benefício de não ter que migrar (00:34:12).
Sistemas de Origem e Latência de Dados Vinicius Guimarães listou os principais sistemas de origem de dados para Atendimento: Total IP (discador), Infobip (comunicação/chatbot) e Google Analytics (GA) (00:38:39) (00:49:22). Ele explicou que o Total IP precisa ser duplicado para o BigQuery para permitir o cruzamento de informações (00:39:41). A latência de atualização é de hora em hora para Infobip e cerca de 15 minutos para refletir a maioria das mudanças na BigQuery (00:45:15). Apenas tabelas críticas, como installments (pagamentos), exigem visualização em real time (00:46:16).
Estrutura de Dados e Análise de LLM Vinicius Guimarães detalhou que Léo criou uma view unificada no BigQuery (chamado de "tabelão") que consolida dados de comunicação da Infobip e outras fontes para consumo (00:40:48). Ele também mencionou o uso de uma IA (GPT), criada por Renato Rosa na cloud, que interage com o chatbot da Infobip e cujos logs são salvos em tabelas para análise de histórico de atendimento (00:50:17).
Definição de MVP e Próximos Passos Marcello Pontes pediu a Vinicius Guimarães que definisse um MVP (do começo ao fim) que fornecesse uma visibilidade legal para as áreas, como a questão do histórico de indicadores, para orientar o processo (00:51:42). Vinicius Guimarães concordou e mencionou que Bertier Ribeiro Neto foi quem levantou o problema de segurança do Metabase e sugeriu que Marcello Pontes conversasse com Bertier Ribeiro Neto para alinhar a estratégia de migração, a fim de evitar confusão e falsas esperanças na equipe (00:52:35). Marcello Pontes se comprometeu a verificar a exportação dos metadados e manter Vinicius Guimarães informado (00:54:41).
Próximas etapas sugeridas Marcello Pontes vai dar uma explorada para ver se tem acesso à infra para auxiliar no processo de gerar os dumps do metabase. Vinicius Guimarães vai ver com o Léo se ele tem acesso aos logs de acesso do metabase e se consegue baixar os artefatos em massa. Vinicius Guimarães vai listar os sistemas que todas as bases consomem e, juntamente com o Léo, estabelecer um MVP para dar visibilidade à área técnica e aos usuários.
#
Papo sobre dados Atendimento Metabase - Transcrição
#
00:00:00
Marcello Pontes: às vezes dá uma ajudada aqui de revisar.
Vinicius Guimarães: Claro,
Marcello Pontes: Beleza,
Vinicius Guimarães: tranquilo. Vamos lá então, Marcelo,
Marcello Pontes: vai.
Vinicius Guimarães: só pro contexto, né, no metabase. Nosso problema é que a gente consegue acessar tudo, né? Tipo, todas as tabelas. Se eu vou fazer uma pergunta aqui,
Marcello Pontes: Uhum.
Vinicius Guimarães: eu consigo acessar qualquer banco. A gente tem coisa rodando, tem query rodando no production, tem query rodando na events e é tudo coisa que a gente,
Marcello Pontes: Угу.
Vinicius Guimarães: algumas a gente já matou, já nem precisa mais, já nem tá abastecendo mais nessa, já tá aqui. O Léo já criou uma estrutura aqui dentro eh para para migrar e tal. Então, muita coisa eu fui, eu fui marcando aqui, mas basicamente é uma lista gigante de coisa, tipo, é coisa para caramba que eles olham, só que atendimento é o mais fácil. Por quê? Porque atendimento só olha a dash. Eles só entram lá, olham o número ou filtram um cliente para olhar qual produto ele tem liberado. Eles usam muito como CRM, tá?
Marcello Pontes: e de todas as áreas,
#
00:01:05
Vinicius Guimarães: também é
Marcello Pontes: né? O pessoal usa usa usa bastante como CRM.
Vinicius Guimarães: atendimento específico. É isso. Cobrança usa também para isso,
Marcello Pontes: Угуm.
Vinicius Guimarães: mas mais para processos também. O que que cobrança faz? O que que a gente faz na cobrança que vai ser um pouquinho mais chato? Eh, que aí é o que eu falei com o Bruno que ele falou também para conversar com você. cobrança não usa só dash,
Marcello Pontes: Так.
Vinicius Guimarães: eles usam também eh ele entra no metabase. E aí eu criei já há um tempo atrás uma big table, que é o quê? Uma query grandona, com todas as informações que eles precisam. E aí, baseado nisso, eles criaram tipo 30 perguntas,
Marcello Pontes: M.
Vinicius Guimarães: cada uma com filtro, que é uma estratégia. Então, por exemplo, tem uma que tem o filtro lá over 30, vai vencer esse mês. Que que eles fazem? Eles vão nessa pergunta, baixam, vão lá no discador,
Marcello Pontes: Па.
Vinicius Guimarães: que é o nosso total IP. Depois que baixou do discador, eh, importa no discador e começa a discar.
#
00:02:09
Vinicius Guimarães: Então, eles têm esse trabalho de baixar e importar. Nada que o LER também não faça,
Marcello Pontes: Угу.
Vinicius Guimarães: tá, Marcelo? tava até falando com o Bruno, tipo, o ideal era a gente automatizar isso para eles. Tem um sisteminha que eles seleciona para subir mailing,
Marcello Pontes: Угуm.
Vinicius Guimarães: tem API para isso, tem o bakery, eu consigo fazer isso no bakery sem precisar de engenheiro, tipo, eu tenho as APL, então dá para fazer. Então é mais a gente entender mesmo o esforço se vale a pena, porque aqui o mailing vai subir se eu automatizar ou não. Ou seja, eu só vou facilitar o trabalho de um humano. Faz sentido eu parar duas semanas para fazer isso? Não faz. Então eu trouxe mais esses pontos,
Marcello Pontes: Угу.
Vinicius Guimarães: passando para você mais que eu trouxe pro Bruno também. Eh, então tem um pouco essa diferença básica de cobrança e atendimento,
Marcello Pontes: Угу.
Vinicius Guimarães: mas basicamente eles usam para a maioria de todo mundo usa para CRM e cobrança e growth usa para processos baixar e submail. Eh, então o que que eu fiz aqui? Essa documentação, deixa eu compartilhar já com você.
#
00:03:17
Vinicius Guimarães: Hum. Eu não sei se eu vou consero, não, né?
Marcello Pontes: Não. Eh,
Vinicius Guimarães: Pontes,
Marcello Pontes: tem,
Vinicius Guimarães: né?
Marcello Pontes: eu acho que o D compartilhou comigo com esse balão aí,
Vinicius Guimarães: Aqui.
Marcello Pontes: esse mesmo, cara. Tanto po pode dar el
Vinicius Guimarães: Aqui. É boa.
Marcello Pontes: aí.
Vinicius Guimarães: Aí, só para você, só para você ver. Esse daqui é o Notion com as documentações.
Marcello Pontes: Valeu.
Vinicius Guimarães: Vou mandar o link aqui para você no na reunião com a documentação que atendimento me passou. E aí, que que eu tô fazendo? Eu tô entrando um a um, olhando as queres ou se for pergunta,
Marcello Pontes: Uhum.
Vinicius Guimarães: né, se não tiver query, for direto das tabelas olhando e mostrando aqui quais os dados utilizados. Então, dessa daqui utiliza essa tabela que é uma view e dessa daqui a gente
Marcello Pontes: Uhum.
Vinicius Guimarães: utiliza essas duas tabelas que são tabelas que a gente tem mesmo no na big query eh cruas lá.
Marcello Pontes: São físicas, né?
Vinicius Guimarães: Isso não é query. Eh,
Marcello Pontes: Tá.
#
00:04:13
Vinicius Guimarães: aí aqui eu marquei as tabelas que a gente tá trabalhando e que as queres têm alguma coisa, eh, desculpa, em que as tabelas são tabelas de logs.
Marcello Pontes: Eu eu ouvi esse caso aí,
Vinicius Guimarães: Então, todas as tabelas de
Marcello Pontes: cara.
Vinicius Guimarães: log tem
Marcello Pontes: Eu ouviu ouvi falar desse caso aí que o pessoal tom uma tabela de uma coluna lá.
Vinicius Guimarães: custo assim que tem hora que o custo vai lá para cima. E aí, como a gente tava tratando isso, eu falei: "Pô, já vou mapear isso. O que que é tabela de log?" Ele tá no ambiente certo,
Marcello Pontes: О.
Vinicius Guimarães: eh, pródium data, tal, só que é uma view com logs, tipo, não faz muito sentido se o cara já criou uma vi, porque que não materializou e tal. E aí é isso que eu vou tratar.
Marcello Pontes: Угу.
Vinicius Guimarães: Essa daqui também já tá na estrutura nova da Big Query, mas é uma tabela de log. E a gente tem, se olhar aqui, várias visões em cima dessa tabela. E aí cada visão eles põe uma query e aí cada query tem um custo absurdo. Porque quando você vai fazer uma uma query dessa, quando é log até converter, colocar cast lá no final para fazer join.
#
00:05:18
Vinicius Guimarães: Isso é muito custoso, tipo, e aí às vezes é uma coisa que eles abrem o dia inteiro, todo cliente eles abrem aquilo, isso fica super custoso, principalmente no ler,
Marcello Pontes: Нема.
Vinicius Guimarães: tá? Eu acho que no metabase é menos porque ele salva os logs lá. metabase ele salva, né, o o cash. E aí você consegue ter uma Isso.
Marcello Pontes: tem um cash metab também.
Vinicius Guimarães: E no ler não,
Marcello Pontes: Enfim,
Vinicius Guimarães: no ler.
Marcello Pontes: esse esse negócio todo,
Vinicius Guimarães: M.
Marcello Pontes: esse negócio todo é absurdo porque o o o ganho do enfim de qualquer tabela no bigquare é exatamente você separar por coluna, porque ele consegue otimizar quando é colunar e aí você tem um, enfim, compressão e e performance, né? Mas aí é justamente uma coluna só. E aí a cada qu tem que fazer o scan completo, converter e fim. Vai aí.
Vinicius Guimarães: É, então,
Marcello Pontes: Tá
Vinicius Guimarães: e aí a estrutura, tipo,
Marcello Pontes: ligado?
Vinicius Guimarães: a gente tinha algumas queres que a gente já arrumou que o custo era alto, foi mais na questão de tá precisando, eu fiz o metabase e aí o rapaz fez alguns ajustes e colocou pro ler.
#
00:06:21
Vinicius Guimarães: Só que como ele não manjava muito, ele colocou tipo uma query com 1000 linhas,
Marcello Pontes: Угу.
Vinicius Guimarães: sendo que ele precisava de 40 linhas. E aí eu fui lá, paguei todas as linhas, tipo, excluí exemplo, né? excluir 800 linhas, deixei só o que ele precisava e a gente criou uma view em cima daquilo para rodar que eles não precisavam real time. O custo já sumiu da lista, já foi lá para baixo. Então realmente é coisa que foi fazendo e tava precisando e foi fazendo de qualquer jeito.
Marcello Pontes: О.
Vinicius Guimarães: E isso vai ser bom para isso, né? Pra gente melhorar tudo.
Marcello Pontes: Uhum.
Vinicius Guimarães: Então o que que eu tô fazendo? pegando cada visão, colocando os dados e eu vou colocar tudo isso para uma tabelinha de depara, que é o quê? A antiga e a nova. Tem muita coisa que eles fazem uma query em cima de 10 tabelas. Vai, por exemplo, aqui tem três tabelas, tem várias queres assim, só que tem uma view que já tem as informações. Então, eu vou tudo isso para aquela view que já tá pronta, que já vai suprir, entendeu?
#
00:07:23
Vinicius Guimarães: Eu vou meio que migrando isso.
Marcello Pontes: M.
Vinicius Guimarães: E tem algumas coisas aqui que eu até tô marcando eles,
Marcello Pontes: Ja.
Vinicius Guimarães: ó. Aqui, por exemplo, todos que não estão no projeto eh da Big Query, por exemplo, esse Custom Service aqui, ou estão na Big Query,
Marcello Pontes: Угуm.
Vinicius Guimarães: mas em algum local que não era para ter acesso, as pessoas não deveriam acessar. Então, esse customer service, além dele não tá no PRD, ele também é log. Então, tipo, tem uma tem uma dash, ó, que toda vez conecta aqui nesse customer service que não deveria e checa
Marcello Pontes: Угуm.
Vinicius Guimarães: um serviço nosso. Eu nem sei se esse custo é alto ou não, sabe? Mas é tudo tabela de log, ó. Eh, então, tipo, não sei como é que tá, não sei se dá ruim, se não dá, mas tô mapeando e tô escrevendo aqui. Isso daqui são processos da engenharia que o pessoal precisa acompanhar, como troca de número, tal. E aí eles, o provavelmente na época alguém deu acesso da tabela ali crua, mas isso daqui eu vou falar do Léo.
Marcello Pontes: Só vão pior.
Vinicius Guimarães: E ah, o ideal é jogar lá eh para jogar para dentro da sua estrutura, jogar primeiro pro pra tabela certinha, pra pasta certinha que ele tá arrumando lá, estrutura de dados, bronze, nã, como que ele vai fazer?
#
00:08:47
Vinicius Guimarães: Então, isso aqui eu vou conversar com o Léo também bastante sobre isso.
Marcello Pontes: Tá.
Vinicius Guimarães: Eh, você quiser, tiver alguma dúvida,
Marcello Pontes: Não,
Vinicius Guimarães: alguma vai mandando,
Marcello Pontes: não, eu acho não.
Vinicius Guimarães: viu,
Marcello Pontes: Eu tô,
Vinicius Guimarães: Mar?
Marcello Pontes: tô só absorvendo aqui, velho.
Vinicius Guimarães: Boa,
Marcello Pontes: Depois eu vou comentar.
Vinicius Guimarães: boa. Eh, então tudo eu coloquei aqui as atenções. Essa tabela eventos, esse banco de eventos aqui, a gente usava muito quando eu tinha que criar as coisas para ontem, fazer MVP para funcionar e tal,
Marcello Pontes: Угуm.
Vinicius Guimarães: a gente fazia tudo aqui. A maioria a gente já tá migrando, então tudo que tem aqui era para ter no outro. Se não tem, a gente já migra agora nessa nesse formato. Então eu já vou falar com o Léo também sobre isso. Tipo,
Marcello Pontes: Ага.
Vinicius Guimarães: essa tabela já tem na nova. Essa dash não deveria estar olhando para essa antiga, deveria estar olhando paraa nova. Então eu já vou falar pro Samar, ó, essa dash esquece, agora essa daqui só direciona pra tabela nova.
#
00:09:38
Vinicius Guimarães: Então tem algumas coisas que são simples assim, é mais comunicação e tal,
Marcello Pontes: Угуm.
Vinicius Guimarães: porque a ideia é inativar a eventos, por exemplo. Ah, o que que eu tava falando com o Léo era inativa esse eventos. Todo esse essa cadeia aqui vai inativar para ninguém mais usar, porque não são dados confiáveis, não são os dados que a gente tá tratando que tá tudo
Marcello Pontes: Ele trava lá.
Vinicius Guimarães: certo.
Marcello Pontes: Se der algum BO já sabe que não era para tá tendo,
Vinicius Guimarães: Então, tipo, se algum, por isso que a gente migrando tudo,
Marcello Pontes: né?
Vinicius Guimarães: dá para fazer alguma coisa assim, tipo, ah, trava essas pastas da eventos, porque já tudo migrado, a gente tem certeza. Se alguém gritar, a gente já sabe onde que é, o que que é. Eh, mas tem coisa aqui, cara,
Marcello Pontes: Mhm.
Vinicius Guimarães: que não é não é mexida há 3 anos, 2 anos e meio. E a gente mudou, a gente nem era o Big Query,
Marcello Pontes: Угуm.
Vinicius Guimarães: eu acho, há três anos, era outra estrutura, era tipo, então tem coisa aqui que realmente nem vai usar. Eu tô, eu ponho alguns comentários para ela.
#
00:10:36
Vinicius Guimarães: Eh, por exemplo, esse painel, você abre o painel, tá tudo dá erro. Não tem nenhuma visão aqui que dá dá certo. Tem várias aqui. Tudo dá erro. Aí você fala: "Pô, tipo, tudo bugado os resultados". Não, acho que não foi esse que deu erro em tudo. Acho que foi.
Marcello Pontes: Delta.
Vinicius Guimarães: É, tá vendo que todos dá erro? Então não usa mais. Então exclui, não vou olhar para isso. Tipo, é mais ou menos isso.
Marcello Pontes: Mhm.
Vinicius Guimarães: Mas isso alguém do atendimento olhava ainda ou tentava olhar ou tinha isso guardado. Por isso que eles jogaram aqui. Então meu trabalho tá sendo bem de formiguinha mesmo,
Marcello Pontes: Mhm.
Vinicius Guimarães: Marcelo. Tipo de E um a um. Eu já fiz bastante coisa. Eu acho que eu parei aqui, ó, né? Nesse registro de boletos. Essa tabela que eles usam muito de log em várias visões. Eu já vi. Eu tô marcando em todas. Depois que eu fizer tudo, vou ir lá no Gemini ou no GPT ali para eles me ajudarem a organizar, a ver qual quais visões olham para as mesmas tabelas.
#
00:11:39
Vinicius Guimarães: Então essa tabela que é de log, todas as tabelas de log, quais visões olham para elas? E aí você parar para organizar melhor, para poder eh listar, começar a listar, vamos migrar, vamos começar a migrar, quem vai migrar do time? ou é Marcelo vai migrar tudo. Inclusive, eu queria até te perguntar isso. Você tem ideia como vai ser essa migração, como vai ser esse processo? Cada um time vai ficar responsável pelo
Marcello Pontes: Eh, a gente começou,
Vinicius Guimarães: seu?
Marcello Pontes: a gente já conversou um pouco com, enfim, com o Bruno, com o D sobre isso. Eh, a ideia é a gente, por sedimentar as ferramentas, né? A gente tá posicionando ali algumas ferramentas que eu acho que vai resolver o problema de vocês ou pelo menos começar a dar ordem na casa. Então beleza, vamos supor que a gente fez aqui, a gente fez algumas interações com atendimento, a gente fez algumas com fins, tá rodando alguma coisa, a gente já sabe, por exemplo, qual é o processo que a gente vai fazer de como é que a gente vai organizar os dados, como é que a gente vai eh segurar, criar segurança ali em cima do BigQuery, eh como é que vai fazer o ETL pro pessoal eh para habilitar não só o Léo, mas também pessoa de negócio para poder fazer.
#
00:12:45
Marcello Pontes: E outra coisa nova também, sobretudo como a gente vai criar uma camada de eh de governança de DAS, né? Um catálogo universal que, p****, todo mundo vai ter que ter acesso para poder saber o que é que tem de dados, para saber eh poder saber, por exemplo, quais são os indicadores que t onde da onde é que vem os dados, qual o impacto se eu mudar o ETL, ou seja, se eu tiver vendo um ETL, qual foi a última vez que rodou o ou um dashbo? Qual foi a última vez que rodou, por exemplo? Então, a gente vai ajudar eh nesse primeiro momento a com essas duas interações de FOPS e atendimento, a estabelecer essas ferramentas. Estabelecendo isso, a gente tem um um mato alto, como o Bruno gosta de falar, para poder capinar, né? Então, eh, um mundo de daspos, um mundo de, eh, eh, de indicadores, de, enfim, de views e e os cambal para poder a gente saber eh fazer a migração. Então, eh, um, um uma das coisas que a gente conversou foi, olha, eh, o que a gente sabe que tá beleza, que tá funcionando, a gente vai jogar na vai jogar como se fossem flags na ferramenta de governança de dados no catálogo, dizer: "Ó, esse aqui tá OK".
#
00:13:56
Marcello Pontes: E aí, eh, uma das coisas que a gente pode fazer, uma das estratégias é, eh, por exemplo, estabelecer uma flag não migrado, migrado ou padrão, não padrão, de maneira que tá ou não tá fazendo, a gente não vai conseguir migrar tudo de da noite pro dia. É, é, é impossível. Mas uma das coisas que eu já podia te ajudar, inclusive hoje, tem essa impressão, tá? que eu trabalhei com o Metabase há alguns anos atrás e a gente fazia
Vinicius Guimarães: M.
Marcello Pontes: exportação do de tudo quanto é artefato que tem dentro do metabase para um para arquivo. É como se fosse uma uma umação da daquilo ali em arquivo. E aí eu eu tenho a impressão que a gente teria como automatizar esse processo de Eu sei que aí tem pode ter organização que é mais tua que não necessariamente tá materializada ali do metabase em questão de pasta, subpasta, tal, mas eu tenho a impressão que a gente conseguiria fazer essa extração de, por exemplo, quais são os dashboards que existem, quais são eh as perguntas que existem, quais são as tabelas que essas perguntas usam e fazer como se fosse uma disso, entendeu? Eh, o que eu faria, o que eu poderia fazer, eh, enfim, que eu faria se fosse tu, Léo, eu não sei se eu vou conseguir te ajudar nesse momento, mas isso seria um low hanging fruit.
#
00:15:18
Marcello Pontes: Eh,
Vinicius Guimarães: Так.
Marcello Pontes: número um, tentar ver se dá para exportar isso. E eu tenho a impressão que se tentar dar, se se isso der para exportar, isso vai est num num formato estruturado. Eh, jogar dentro de um, sei lá, Codex, Cloud Code, Cursal. eh jogar essa estrutura de arquivo e dizer, ó, eh, o meu objetivo é isse aqui é o metabase, tal. Eh, antes disso, dá uma explorada em como é que os arquivos estão organizados para poder tu tentar eh inferir com a tua própria análise se dá para fazer essa essa a geração da DEC e dizer: "Ó, eh, eu quero saber, eu quero eu quero criar uma DEG a partir disso aí, um gráfico, quais são quais são e aí dizer quais são os relacionamentos que tu tá interessado. Talvez nem tudo, eh, seja do teu interesse." Eh, se tiver, por exemplo, não sei se vai ter, mas por exemplo, dado de acesso seria legal, tipo a data de último acesso. Lógico que a gente às vezes abre lá para poder ver se tá se tá funcionando. Eu não sei se eles têm essa telemetria dentro do metabase para saber o que é que tá sendo aberto, né?
#
00:16:20
Marcello Pontes: Mas seria interessante se tivesse. Então isso ajudaria a gente, por exemplo, a criar essa essa esse grande mapeamento que tu tá interessado agora. E eu acho que é importantíssimo eh para saber qual é o plano total, né? A gente vai começar por aqui, mas o plano total é esse aqui e ajuda ajuda a gente a saber também estratégia, né? Como é que a gente vai fazer? Mas aí aí eh eu vejo uma maneira de a gente progredir a depois dessas dessas duas interações agora de atendimento e de cob e de Finops, eh, exatamente criar o mapeamento disso. a ferramenta de da eh governança de AS vai ser nossa principal aliada nessa nessa tarefa de saber qual é o tamanho do mar, eh, e por onde a gente vai atacar, porque no final das contas a gente vai ter lá o indicador, sei lá, 99% dos dados não revisados, não não flegados, por exemplo, né? Então, a gente vai progredir com relação a isso. É lógico que alguma coisa a gente pode fazer, ó. Vamos tudo que for, tudo que não tiver mapeado, vamos tudo não vai, mas pelo menos as coisas que a gente suspeitar que não tá sendo utilizado, vamos jogar para esse legacy aqui e a gente criar essa estrutura primária em que tudo que tá sendo tratado aqui é porque tá sendo utilizado.
#
00:17:36
Marcello Pontes: A maneira em que o pessoal for vendo, opa, o meu dado que tá tá aqui nesse nesse bolol aqui não tá aqui no no na área gold, por exemplo, oficial, vão eles vão eles deles vão se interessar vão começar a se interessar a trazer. Eh, e aí a ideia é que essa ferramenta de eh governança de dados, ela dê eh uma visibilidade do que que tá OK, do que que não tá OK. As pessoas vão ter, enfim, os dados vão ter pessoas responsáveis, as pessoas responsáveis vão eventualmente responder por ó, eh, esse dado não tá correto ou esse dado tá correto, validação, todo uma questão de controle para poder ajudar a, como é que eu posso dizer? ajudar a trazer engajamento, vai, para essa ferramenta e que as pessoas começam a utilizar como como a documentação, né? Então, se o se a ferramenta de dados é o a IDE ou ou se o, por exemplo, a fermenta de dashboard é a IDL, onde o pessoal vai mais, a ferramenta de governança deveria ser eh a o portal de documentação, né? O que é um portal de documentação viva.
Vinicius Guimarães: Entendi.
Marcello Pontes: Faz sentido?
Vinicius Guimarães: Sim, sim. Não, sim, sim.
#
00:18:41
Vinicius Guimarães: Com certeza. Faz. Eu já tinha falado com o Bruno, eh,
Marcello Pontes: Угу.
Vinicius Guimarães: só que eu não consegui falar com o Léo hoje sobre isso. Eu tive que ver os outros erros lá e não consegui ver com ele. Mas e eh ele pediu para ver se o Léo tem acesso a esses logs do da metabase. O último acesso, por exemplo, última vez foi aberto, porque a gente tem esse dado lá, ele falou, é porque eu não tenho acesso também.
Marcello Pontes: Угуm.
Vinicius Guimarães: Então eu vou ter que ver com o Léo se ele tem acesso, se não vou ter que pedir para conseguir verificar tudo isso. E eh já vejo também se a gente consegue baixar, igual você falou, tipo, tudo em massa. Nossa, ia ser muito show se a gente conseguisse fazer isso tudo em
Marcello Pontes: Cara, eu sei que eu tenho, eu só eu sou admindo metabase lá.
Vinicius Guimarães: arquivo.
Marcello Pontes: Deixa eu ver se eu tenho, se eu vejo alguma coisa aqui.
Vinicius Guimarães: Hum.
Marcello Pontes: O Léo meu admin lá,
Vinicius Guimarães: Ah, o Léo.
Marcello Pontes: foi.
Vinicius Guimarães: Ah,
Marcello Pontes: Ah,
Vinicius Guimarães: então o Léo também vai ter.
#
00:19:32
Marcello Pontes: deixa eu ver aqui. General,
Vinicius Guimarães: Não sei se era um admin que ele esperava tanto, né? Mas que só traz
Marcello Pontes: não sei.
Vinicius Guimarães: problema.
Marcello Pontes: É, deve ser, velho. Updates, autentication, maps, localization, public sharing. Eh, eu não sei se isso é no nível de contêiner, cara. Mas eu sei que
Vinicius Guimarães: Eh, eu eu vou eu vou pedir para ele, eu vou pegar 20 minutinhos dele e vou e vou olhar com isso,
Marcello Pontes: tem
Vinicius Guimarães: pedir para ele entrar lá e fuçar, eu fuço com ele pra gente ver se tem alguma coisa disso aí. Qualquer dúvida também eu te mando aqui no Slack, te te aciono se precisar de alguma ajuda. Mas cara, é uma ótima assim sugestão fazer isso em massa, porque eu tô penando aqui. Eh, e ainda paraa cobrança, cara, é tipo isso. Se não tiver mais, cada uma dessas às vezes tem duas, três, ó, o tanto aqui. Eh, e aí tem que ficar entrando. Então, realmente é bem bem complexo.
Marcello Pontes: B, deixa eu ver aqui. documentation enterprise selfas.
#
00:20:47
Marcello Pontes: Mas eu fiz isso, cara. AP. Eu acho que foi via eh, deixa eu ver aqui. Once you get rolling with metabase. Blá blá blá. Export will realize the cont of your source. E aí a não faz eh se li ou API, mas aí ele diz aqui que tá disponível só para só pra versão Pro e Enterprise. Entretanto, eh essa base de dados metabase, eu acho que eu usei na época um algum utilitário mantido pela comunidade ou não, mas que eh acessava direto da da base de dados. Então eu teria que ter acesso à infra. Vou dar uma olhada depois se eu tenho acesso à infra já. Pode ser que eu já tenha. Eh, posso posso dar uma auxiliar nesse processo, pelo menos para gerar os dampos, tal. Eh,
Vinicius Guimarães: Nossa, ia ajudar demais.
Marcello Pontes: e a gente vai falando.
Vinicius Guimarães: É, ô Marcelo,
Marcello Pontes: Não,
Vinicius Guimarães: ia ajudar demais,
Marcello Pontes: cara.
Vinicius Guimarães: cara.
Marcello Pontes: Eh, e aí o seguinte, deixa eu tentar entender mais alguma coisa. Vamos lá. Eh, qual é, eh, desculpa se a pergunta vai parecer um pouco estúpida, tá?
#
00:21:53
Marcello Pontes: Mas qual é o teu objetivo final aqui com com esse esse essa interação de atendimento pra gente? Enfim, qual o teu MVP aqui, cara? que que que poderia dar um uma visibilidade
Vinicius Guimarães: Sim, aqui a ideia é pegar,
Marcello Pontes: legal.
Vinicius Guimarães: é conseguir eh organizar tudo isso e todas essas dashes aqui que a maioria muita coisa olha a mesma coisa, tipo, olha a mesma, só que olha em queres diferentes. Então, a ideia aqui é padronizar para todo mundo olhar do mesmo lugar, das mesmas tabelas, eh, e migrar tudo isso pro ler, tirar tudo isso daqui daqui e colocar no lcer pro pessoal de atendimento todo operar no
Marcello Pontes: Ага.
Vinicius Guimarães: lcer, o que der pro,
Marcello Pontes: Угу.
Vinicius Guimarães: se precisar pro bakery, alguma coisa ou outra. Mas a ideia era tipo enquanto isso, né? Vou em paralelo com a cobrança também fazendo a mesma coisa. Migra, migra, migra. Parou de usar. Todo mundo parou de usar. Pode tirar os acessos do metabase deles. A ideia seria essa, Marcelo.
Marcello Pontes: OK. E a ideia pro Luca,
Vinicius Guimarães: É,
Marcello Pontes: né?
#
00:23:05
Vinicius Guimarães: é ir pro ler aí. Por isso que eu perguntei para você ir no começar uma quem que vai migrar isso? Porque eu posso organizar, eu posso ir lá e eu mesmo migrar, fazer assim, eh, tem coisas que eu posso falar para Samara, ó, seu time, porque eu dei um treinamentozinho de ler para algumas pessoas ali, aí eu tenho gravado, posso eh mandar esse vídeo para algumas pessoas para eles irem se adaptando, porque ser humano é assim, né? Você muda do muda uma vírgula no sistema,
Marcello Pontes: Eh,
Vinicius Guimarães: ele já fica bravo. Imagina se muda o sistema.
Marcello Pontes: Eh,
Vinicius Guimarães: Tipo, e eles estão muito acostumado aqui com metabase. O looker trava bastante muita coisa assim, tipo,
Marcello Pontes: Угу.
Vinicius Guimarães: eles têm bastante problema com eh quando vai criar uma coisa mais robusta dentro do luker, alguma é um pouquinho mais demorado, né? Você vai pôr uma query ali, ele demora um tempo para rodar e aí, tipo, no metabase você põe a querer e já muda. Ali tem o editor, é mais fácil, não precisa. Enfim,
Marcello Pontes: Ô,
Vinicius Guimarães: mas é até hoje é a mesma
#
00:24:02
Marcello Pontes: ô, V. É, dando dando oito passos atrás,
Vinicius Guimarães: coisa.
Marcello Pontes: o que que tu prefere, lucro ou metabase?
Vinicius Guimarães: Cara, eu me acostumei muito com metabase, tá? Eh, mas eu acho o ler mais eh mais funcional em questão de integrações,
Marcello Pontes: بس
Vinicius Guimarães: tipo, ah, eu já venho do lucro,
Marcello Pontes: M.
Vinicius Guimarães: eu integro metabase com os sheets que eu tenho lá, com não sei o que do qualquer coisa do Google, qualquer ferramenta. Então, eu vejo muito mais por esse lado. Agora, quando eu trabalhava na cobrança,
Marcello Pontes: Угуm.
Vinicius Guimarães: eu ia falar para você 100% metabase, porque no metabase você consegue eh fazer as coisas muito mais fácil,
Marcello Pontes: Угуm.
Vinicius Guimarães: mais rápido. Eh, tipo mexendo ali na big query, sabe que você vai fazendo select fronter já é maior treta para você ver os dados no metabas é
Marcello Pontes: M.
Vinicius Guimarães: maior fácil. No Luca já é maior difícil você olhar as tabelas, tipo, você ter ir olhando, o local é mais técnico e aí a pessoa que não é muito técnica, ela fica com receio de mexer porque acha que aquilo é muito difícil.
#
00:25:00
Marcello Pontes: Mas
Vinicius Guimarães: No metabase não, o visual eu acho que é mais intuitivo, sabe?
Marcello Pontes: entendi. E por que que e por que eh independente de enfim de vontade tal de
Vinicius Guimarães: Mas
Marcello Pontes: preferência, por que eh isso é uma pergunta um pouco filosófica, tá? Por que que tá indo pro pro metabase? E a desculpa pro Looker e não tá ficando no metabase. Fora alguns problemas conhecidos de versão do metabase, por
Vinicius Guimarães: Cara, o único motivo da gente tá saindo do metabase é porque o
Marcello Pontes: exemplo.
Vinicius Guimarães: mouse e o pessoal de segurança falou que o metabase não é seguro e não tem, mas não tem nenhum impeditivo operacional nem nada do tipo, tá? Eu acho que o o Metabase hoje seria a ferramenta ideal pra gente continuar usando.
Marcello Pontes: Entendi.
Vinicius Guimarães: Se for assim pro meu para todo mundo, eu acho mais fácil.
Marcello Pontes: Угуm.
Vinicius Guimarães: Até eu uso mais o metabase do que o ler. Eh, o looker trava muito, cara. Dá muito problema. Quando a gente precisa fazer umas dashes lá mais complexas. É bem bem chatinho. Porém, o ler dá algumas opções que o metabase não dá, né?
#
00:26:11
Vinicius Guimarães: Então, a gente tem alguns painéis no lcer. Hoje, por exemplo, compartilhar com varejo. Hoje eu consigo fazer um looker e compartilhar com varejo, sei lá, por uma lista de e-mails do sheets, igual a gente tem hoje. Eu eu só compartilho com o vendedor X, YZ para ele ver o histórico daquele varejo ou pro gerente.
Marcello Pontes: Entendi.
Vinicius Guimarães: E no metabase eu não tenho essas eu não tenho muito esses tipo de liberação, essas coisas, sabe?
Marcello Pontes: Entendi.
Vinicius Guimarães: É bem cravado nisso.
Marcello Pontes: Só aqui. Valeu. Eh, não.
Vinicius Guimarães: Ficou claro,
Marcello Pontes: Beleza.
Vinicius Guimarães: Marcelo?
Marcello Pontes: Ficou, ficou ficou.
Vinicius Guimarães: Boa.
Marcello Pontes: Eh, eu a gente tem conversado, enfim, eu tenho conversado com diversas pessoas e aí sempre eu sempre tento tento tirar o máximo do pessoal o porqu da assim com a preferência, o porquê das escolhas que aí para eu no final enfim, eu vou ter que sugerir alguma ferramenta, né? Enfim, é lógico que é só uma recomendação, não é nada de imposição que eu não sou nada para impor, mas é sempre bom saber porque, ó, saber o que que o a o quórum dos usuários pensa e para onde é que a gente tá indo e porque a gente tá indo para poder na hora de justificar a gente sempre ponderar quais são as razões por trás do do dessa decisão, né?
#
00:27:24
Vinicius Guimarães: Perfeito. Não. Ótimo. Ótimo. Eu e de novo, né? Como aqui quem que usa isso? É muito operacional. Analista. um analista dois ali, tipo, são não são pessoas muito que às vezes tem muita técnica com as query não conhece nada, então o metabase se torna um pouquinho mais simples pelo visual,
Marcello Pontes: Mhm.
Vinicius Guimarães: pelo layout, pelo e pra gente também, né, cara, que desde o começo você tá nele, mas eh o pessoal, tipo, todo mundo que eu passei o ler, cara, todo mundo, eu fiz até um cursinho do LER, todo mundo veio reclamar por causa que o Ler trava o Ler. E eu sinceramente assim não sou tão assim de até não gosto muito de fazer dashes. É um negócio que eu tenho, não gosto muito, mas não conheço muita ferramenta disso, sabe? Não tô muito por dentro disso no mercado. Então deve ter coisa muito melhor,
Marcello Pontes: Sei,
Vinicius Guimarães: muito mais robusta, muito mais fácil,
Marcello Pontes: tem.
Vinicius Guimarães: né?
Marcello Pontes: É o assim, eu gosto do pessoalmente eu gosto do metabase porque ele é feito para ser amigável pro pro pra pessoa que vai fazer análise, né?
#
00:28:41
Marcello Pontes: Eh, eu acho que a minha crítica, eu gosto do LER também, já mexi bastante, já fiz, enfim, coisa lá. A minha dificuldade é que para você obter o mesmo resultado às vezes é muito burocrático e você, p****, para editar um gráfico, você tem que você vê lá um gráfico, aí tem um um painel, tem outro painel dentro do da mesma configuração. Parece que eu tô mexendo lá no no Excel e por porque ele aproveita muito das interfaces do Excel, não é? um negócio parece que é uma junção de várias coisas que funcionam de outros lugares para poder funcionar ali e a e a experiência não é muito canalizada para para o aquela a jornada feliz, né, do cara que só quer, pô, só quero mudar uma cor aqui. Eh, às vezes é meio burocrático por causa disso,
Vinicius Guimarães: Concordo.
Marcello Pontes: mas enfim, vamos ver.
Vinicius Guimarães: Concordo.
Marcello Pontes: Eh,
Vinicius Guimarães: Não concordo.
Marcello Pontes: para ser bem para ser bem honesto,
Vinicius Guimarães: Sim.
Marcello Pontes: alguma das ferramentas que eu coloquei aqui como opção paraa gente explorar no primeiro MVP, eh, tem metabase, tem metabase e tem eh uma ferramenta também pra gente testar o que é o Hextec.
#
00:29:48
Marcello Pontes: Hextech é cloud, não tá, não é disponível para self deploy, o que ajuda na questão de você não ter que manter infra, né? Eh, e o metabase tem a opção de cloud. para, enfim, seria mais seguro. Eu queria saber só qual foi o argumento, desculpa, quem foi que falou que eu sei que tem um argumento de segurança com relação a metabase, porque a versão não é atualizada e não tem nenhum processo de atualização, de identificação de relatório de segurança. Mas fora isso, eu queria saber quais são as outras os outros argumentos de segurança com relação ao metabling. Tu tem,
Vinicius Guimarães: Cara,
Marcello Pontes: tu
Vinicius Guimarães: o que chegou em mim, o que chegou em mim foram esses pontos,
Marcello Pontes: sabe?
Vinicius Guimarães: alguns eh uns problemas. Primeiro, a gente não consegue compartilhar nada para para assessorias, para varejos, não consegue compartilhar nada porque eh por causa da LGPD lá que não
Marcello Pontes: Ja.
Vinicius Guimarães: tem, não é igual o Luer que eu consigo dar uma restrição para ele ver, só editar, só não sei que ele vai conseguir ver tudos os dados, enfim, eles falaram que era isso e por não conseguir controlar o acesso de cada usuário. Então, tipo,
#
00:30:55
Marcello Pontes: بس
Vinicius Guimarães: eles falaram que não dá para para controlar. Eu tenho acesso a todas essas pastas. Se eu der um usuário do Metabar, você vai ter acesso a todos esses bancos.
Marcello Pontes: M.
Vinicius Guimarães: Não tem como eu dar acesso só a prdumidata, só essa pasta específica do Data Lake ou tirar essa pasta do datalake para ninguém ver. Pelo que eu entendi é essa gestão, tá, Marcelo? Mas nunca ninguém chegou pra gente e falou: "Ó, o metabase vai sair por isso".
Marcello Pontes: G.
Vinicius Guimarães: Só foi sempre comunicado há uns dois anos. Gente, não fica criando muito no metabase porque não é seguro, vai sair. Isso daí é o que eu fui ouvindo por aí, sabe? Mas para te falar com certeza. E é igual eu falei de novo, do nosso lado, o único problema é que a gente não consegue compartilhar as coisas paraas assessorias,
Marcello Pontes: M.
Vinicius Guimarães: mas isso a gente resolve via SFTP. a gente cria rotinas lá e manda os arquivos que eles conseguem ver lá, tipo, não é uma dash, mas ele recebe o arquivo, enfim. Então, acho que isso é mais tranquilo,
Marcello Pontes: Mhm.
#
00:31:58
Vinicius Guimarães: mas a única implicação é que a gente não pode compartilhar nada. Se a gente pudesse, cara, de resto não tem mais nenhum problema que eu vejo, Marcelo, e das pessoas aqui falando que só isso mesmo.
Marcello Pontes: Eh,
Vinicius Guimarães: M.
Marcello Pontes: via de regra tem da eu acho que depende do caso, mas assim, por exemplo, pra gente fazer da segurança eh da da permissão, por exemplo, para um usuário acessar uma ou não acessar uma base ou acessar uma base, por exemplo, daria para fazer. Tem um bocado de coisa que dá para fazer. Acho que a única restrição seria, por exemplo, eh, se eu abrir aqui, por exemplo, essa parte de view permissions, ah, em nível de, deixa eu ver, database schema table,
Vinicius Guimarães: Eu
Marcello Pontes: falando de row level column security, eu consigo no nível de tabela. Ah, tem persona, mas teria, sabe, pra gente fazer uma um controle granular de acesso, dependendo do usuário ou do grupo. É isso aí.
Vinicius Guimarães: acho que aqui depende muito do plano,
Marcello Pontes: Eh,
Vinicius Guimarães: né, que sempre fala do plano pro e Se a gente não deve ser nosso plano que às
Marcello Pontes: ah, certo. É, é verdade.
#
00:33:11
Vinicius Guimarães: vezes
Marcello Pontes: Exato. A gente tá no free. So, view view data permissions is only available on pro and enterprise plan. CL de permission. É,
Vinicius Guimarães: Então,
Marcello Pontes: enfim,
Vinicius Guimarães: porque a ideia era,
Marcello Pontes: teria que explorar, tem daria para explorar o
Vinicius Guimarães: a ideia era a gente conseguir, a ideia era a gente conseguir, pelo que eu entendi,
Marcello Pontes: caso.
Vinicius Guimarães: tá lá com o pessoal de dados e tal, entrei há pouco tempo no time, mas a ideia era a gente conseguir controlar cada coluna que a pessoa, aquele usuário pode ver. Tipo, então ele pode acessar essa tabela,
Marcello Pontes: Entendi.
Vinicius Guimarães: mas ele não vai ver essa coluna, essa e essa, essa e essa ele não vai ver, tipo assim, entendeu? A ideia era essa, a na granularidade mesmo. Aí e sinceramente,
Marcello Pontes: Entendi.
Vinicius Guimarães: tipo, eu nunca entrei nessa documentação do metabase para entender isso, tá? Nunca. E e quem é o cara que vai conseguir te falar,
Marcello Pontes: Uhum.
Vinicius Guimarães: Marcelo? Eu acho que é o mouse, o Bruno ali.
#
00:34:12
Vinicius Guimarães: O Bruno, o Bruno, eu não sei se tem essa ideia também do que que é especificamente, mas o mouse eu tenho certeza que vai te falar.
Marcello Pontes: Tá, tá. Eu não vou, eu vou, eu vou dar uma explorada só porque eu vi que realmente teria que tá no, no plano, eh, pelo menos no no, deixa eu ver no no Pro,
Vinicius Guimarães: pro, né?
Marcello Pontes: né? É o Pro,
Vinicius Guimarães: É.
Marcello Pontes: o Pro ele é 12 por usuário, 12 por usuário por mês. Se pagou anualmente, provavelmente o starter já não
Vinicius Guimarães: Então, às vezes,
Marcello Pontes: tem.
Vinicius Guimarães: às vezes eu nem consigo logar aqui nessa doc que eu nem Mas eu às vezes o custo, tipo é pífio, né? Ô Marcelo, pelo tanto de benefício, tanto de coisa que a gente vai ter e não ter que migrar isso,
Marcello Pontes: Nice.
Vinicius Guimarães: tá? Porque mesmo que vocês falarem amanhã, ah, não vai mais migrar, isso daqui não é um trabalho perdido. Tipo, eu acho que isso daqui vai ajudar bastante da para estruturar os dados, né, que a gente quer do jeito de estruturar, tirar essas tabelas de log, tirar essas coisas que tá fora do PRD.
#
00:35:22
Marcello Pontes: Exato.
Vinicius Guimarães: Então, cara, se, tipo, a melhor solução seria continuar com metabase, que tá todo mundo habituado, sabe? No meu ponto de vista.
Marcello Pontes: Pois é. Pois é. Eh, eu concordo, sabe? Tá, tá em debate assim, não tem nada definido. Agora, pô, vamos fazer um debate honesto aqui, ver não é só custo, né? Eh, não é só a gente zerar o custo, não é só a gente tem alternativa.
Vinicius Guimarães: Uhm.
Marcello Pontes: Então, deixa eu, deixa eu ver aqui, por exemplo, transformations transformations orchestration. Tem um meu relatório aqui, por exemplo, é a primeira compartilhar. Não, tá aqui, ó. A primeira alternativa de de reporting exploration que eu tô colocando aqui é Metabase Cloud e eh esse Hexteag pra gente avaliar, porque enfim, foi uma ferramenta interessante que que deu trouxe para conhecimento também pra gente avaliar o Hextec.
Vinicius Guimarães: Esse Metabase Cloud é o na nuvem,
Marcello Pontes: Parece é o metabase sendo que na nuvem
Vinicius Guimarães: né? Meta B, só Sì.
Marcello Pontes: configura com o domínio da UMa o o diretório de usuários da UMI do mesmo jeito que a gente tem agora.
#
00:36:33
Marcello Pontes: sendo que isso a gente não precisa gerenciar
Vinicius Guimarães: Ou seja,
Marcello Pontes: infra.
Vinicius Guimarães: se cair é porque caiu a cloud toda, não tem o que
Marcello Pontes: Tá aí, ô suporte aqui,
Vinicius Guimarães: fazer.
Marcello Pontes: negão, tá tá down. Eles têm até garantia de SLA, de up time, né?
Vinicius Guimarães: Hum.
Marcello Pontes: Então
Vinicius Guimarães: Tá, mas isso daí ficaria na nossa estrutura na nuvem,
Marcello Pontes: ajuda.
Vinicius Guimarães: né?
Marcello Pontes: Tem duas alternativas.
Vinicius Guimarães: Na nossa cloud na nuvem.
Marcello Pontes: Tem duas alternativas. você poder ficar na nossa cloud com o deployment na GCP ou totalmente eh SAS, né?
Vinicius Guimarães: Ah,
Marcello Pontes: A gente só entra com loginzinho lá e vai.
Vinicius Guimarães: tá, entendi.
Marcello Pontes: Eh, e aí do mesmo jeito a gente,
Vinicius Guimarães: Entendi.
Marcello Pontes: enfim, configura acesso a Big Quer tudo da mesma maneira como tá configurado hoje também. mesmo
Vinicius Guimarães: Um ponto importante, tá? A gente tem, é porque eu não sei até quando isso pode,
Marcello Pontes: jeito.
Vinicius Guimarães: mas a gente tem relacionamento com todos os nossos parceiros, a maioria assim, né?
#
00:37:29
Vinicius Guimarães: tipo com parceiro de discador, com a Infobip, vai metabas, eu nunca vi, tipo, a gente com algum gerente de contas ou algum suporte ou alguma coisa nesse sentido, tá? Só para te deixar claro,
Marcello Pontes: Se eles têm
Vinicius Guimarães: tá, Marcelo, que eu não sei se tem,
Marcello Pontes: representante.
Vinicius Guimarães: não sei se porque eu nunca vi ninguém falando de suporte do metabase, nunca.
Marcello Pontes: Uhum, entendi. É, o suporte na pro é via slack direto. Slack Teams ou e-mail?
Vinicius Guimarães: Deve ser o é que eu não tô no canal, né?
Marcello Pontes: Não é? E da maneira na no dia que tu eh se inscreve lá, acho que tem uma pessoa de suporte, um canal de suporte dedicado paraa tua conta lá. E aí é é por lá que a gente abre chamada e tal. Natives aqui, ó. suporte multient data segregation and permissions native support for
Vinicius Guimarães: Boa.
Marcello Pontes: one database perent dolls. Enfim,
Vinicius Guimarães: Tá.
Marcello Pontes: cara. Samel JWTSO to
Vinicius Guimarães: Ô, ô, Marcelo, então o que que você me sugere para eu
#
00:38:39
Marcello Pontes: mais
Vinicius Guimarães: continuar terminar essa doc,
Marcello Pontes: cara, continua,
Vinicius Guimarães: terminar o depara antes de migrar tudo,
Marcello Pontes: continua. Faz assim,
Vinicius Guimarães: né? Só terminar tudo a doc,
Marcello Pontes: eh, antes de migrar, dá uma olhada nisso daí.
Vinicius Guimarães: tá?
Marcello Pontes: Eh, se tu puder lista quais são, tu tu consegue dizer assim em ordem de grandeza, só quais são os sistemas que todas essas bases consomem. Qu, enfim, os sistemas, eu sei que tem infobia porque é atendimento, né? Tem coisa para caramba de atendimento. Tem fob mais que tem? Tem umas 10, tem umas cinco. É o ou é um número bem maior que isso. Sistema,
Vinicius Guimarães: Não, cara,
Marcello Pontes: tal.
Vinicius Guimarães: acho que tem a total IP, que é o discador de telefonia, que a gente usa tanto para discar quanto receptivo de telefonia, de voz. o 0800, tudo tá tudo lá.
Marcello Pontes: А
Vinicius Guimarães: E aí a total IP, eh, a gente tem o acesso dela aqui, ó, ao banco da Total IP, tá vendo?
#
00:39:41
Vinicius Guimarães: Só que a gente tá com projeto já junto com o Léo para tipo duplicar para dentro do da nossa big query esse banco, porque hoje a gente não consegue cruzar, né, as informações. Tipo aqui é como é outro formato da Total IP,
Marcello Pontes: Uhum.
Vinicius Guimarães: eu tenho que baixar um relatório e baixar outro e cruzar no Excel, porque eu não consigo vincular esses dois bancos.
Marcello Pontes: Fazer lá.
Vinicius Guimarães: É, e no Look a gente não tem acesso a esse da total IP,
Marcello Pontes: Entendi.
Vinicius Guimarães: tá? a gente não tem só aqui no metabase. Inclusive eu fiz com o mouse isso daqui lá no comecinho que a gente precisava desse acesso.
Marcello Pontes: Uhum.
Vinicius Guimarães: Eu já tinha trabalhado com a total IP, mas tem praticamente a total IP, a Infobip, a Infobip, como que é abastecido os relatórios aqui? É sempre alguma rotina que a gente criou dentro da Infobip mesmo, tá? Então, por exemplo,
Marcello Pontes: Mhm.
Vinicius Guimarães: a gente tem o report de relatórios que vai para uma pasta da SFTP todo dia e aí o Léo puxa, criou uma rotina que puxa dessa pasta e abastece a tabela de mensagens.
Marcello Pontes: na B.
#
00:40:48
Vinicius Guimarães: Isso lá na Big Query. Então, se eu não me engano,
Marcello Pontes: Uhum.
Vinicius Guimarães: ele colocou nessa GRF, é que eu não vou lembrar. Deixa eu ver se eu lembro se ele tinha colocado na infobip. Ó, tá vendo? Ele criou meio que uma reports aqui e ele foi meio que jogando as coisas para cá,
Marcello Pontes: Uhum.
Vinicius Guimarães: que era tudo da events.
Marcello Pontes: Tudo que vem de lá,
Vinicius Guimarães: Então, é tudo que vem de lá.
Marcello Pontes: né?
Vinicius Guimarães: Então, por exemplo, essa tabelinha aqui, ó,
Marcello Pontes: Hum.
Vinicius Guimarães: tá dentro já da PRDATA e é a tabela onde ele pega o arquivo da SFTP e joga. Só que ninguém acessa essa tabela nas queres que a gente fez. Por quê? Porque ele criou uma view com essa tabela,
Marcello Pontes: em cima
Vinicius Guimarães: a de WhatsApp, a de o push.
Marcello Pontes: dela,
Vinicius Guimarães: Todas as comunicações são feitas pela Infobip ficam nessa view e aí o pessoal olha por essa view, entendeu?
Marcello Pontes: que é aquele tabelão lá, né, que tu falou
Vinicius Guimarães: Esse tabelão que eu criei para cobrança aqui foi o Léo que criou já
#
00:42:03
Marcello Pontes: Ah,
Vinicius Guimarães: isso.
Marcello Pontes: entendi, entendi, entendi,
Vinicius Guimarães: É.
Marcello Pontes: entendi. Foi
Vinicius Guimarães: E o Léo já criou já na estrutura lá que vocês vocês estão fazendo
Marcello Pontes: bom.
Vinicius Guimarães: certinha. Eh, per de achar aqui o Eu acho que eu não vou achar onde é que tá. Enfim, mas o Léo tá o Léo que cria essa rotina, coloca já na estrutura tudo e aí criou uma view em cima disso. A que eu criei, não é uma view, eu simplesmente vim aqui, não é nem uma view, porque eu nem tenho como criar view. Eu vim aqui e criei uma query.
Marcello Pontes: Tá, que é é uma quer que junta aí,
Vinicius Guimarães: Eh,
Marcello Pontes: faz um tabelão, né, de onde eles
Vinicius Guimarães: isso que é a que é a base principal. Então,
Marcello Pontes: construem.
Vinicius Guimarães: essa query aqui eu pego todas as informações que eu preciso, tá vendo? É bem grande, tipo, tem bastante coisa. Eu vinculo,
Marcello Pontes: Uhum.
Vinicius Guimarães: eh, com eu vinculo com bastante CTE, né? Aqui, aí tem várias tabelas dentro de cada CTE.
#
00:43:05
Vinicius Guimarães: Tem bastante coisa mesmo.
Marcello Pontes: É, na real é uma view, só que não tá no BQU,
Vinicius Guimarães: Exatamente.
Marcello Pontes: tá aí no
Vinicius Guimarães: É uma view, mas não tá na Big Query. Eh, eu nem pedi pro Léo passar isso para uma view e tal,
Marcello Pontes: Entendi.
Vinicius Guimarães: porque a gente como já não vai mudar nada custo nem nada disso, então só que ele baseado nisso,
Marcello Pontes: Deixa aí mesmo.
Vinicius Guimarães: eles fazem as ações para RENEG. E aí a gente tem outra que é baseado nela.
Marcello Pontes: Uhum.
Vinicius Guimarães: Eles fazem ações para clientes eh sem renegociação, porque dependendo se tem reneg ou não, são tabelas totalmente diferentes que a gente olha. Então, tem uma que é a posição CPF, por exemplo, que a gente usa, que é a que eles usam para, deixa eu pegar aqui, para ver basicamente tudo. Eu acho que nem é essa, ó, que essa é a mais antiga. Eu fiz, eu acho que uma mais nova, mas tipo aqui, tá vendo, ó, que são várias queres que a gente junta e traz aqui. Eu nem melhorei essa,
Marcello Pontes: M.
Vinicius Guimarães: tá? Eu tenho uma que tá melhorada, que eu acho que são só duas queres, mas aqui é praticamente aquele big tabelão lá que eu falei para você,
#
00:44:14
Marcello Pontes: Entendi.
Vinicius Guimarães: faz vários cruzamentos e aí todo tem umas 50 coluna aqui. E aí tem coluna se o cara é FPD ou não, se ele é over 30 ou não, se ele é a gente faz vários tipos de classificações do cliente aqui. Então a gente tem a classificação P, classificação eh R. O que que é isso? Eu classifico quantos pagamentos ele já fez eh dentro do da compra dele, dentro do mês. Quantos pagamentos ele faz? Qual é o ticket médio de pagamento dele dentro do mês? Ah, ele costuma pagar R$ 180 por mês, tá? Então, qual que é o poder de pagamento dele por mês? R$ 180. Então, eu vou colocar ele nessa segmentação de clientes que podem pagar. Então, a Reneg que eu vou ofertar vai ser até 180.
Marcello Pontes: Uhum.
Vinicius Guimarães: Aqui eu tô entrando mais no detalhe, Marcelo, mas para te dar realmente uma visão do da nossa ideia das estratégias.
Marcello Pontes: Não,
Vinicius Guimarães: Ó,
Marcello Pontes: nenhum nenhum detalhe é nenhum detalhe é esse não,
Vinicius Guimarães: aqui a gente boa aí aqui a gente fe
Marcello Pontes: cara. Eu gosto de escutar assim.
#
00:45:15
Vinicius Guimarães: por fase, ó. Tipo, são informações que a gente criou para fazer uma cobrança, porque quando a gente chegou era mato. Então, ó, aqui nem tem tanta coluna assim. Acho que na nova tem até mais, ó. Mas tem bastante coisa. tem se ele passou na régua de cobrança hoje ou não, eu preciso dessa informação. Ou seja, eu cruzo com a Infobip,
Marcello Pontes: Uhum.
Vinicius Guimarães: com aquela tabela da Infobip para trazer. Por quê? Porque eu não vou mandar ação se ele passou na régua. Não faz sentido eu ficar mandando um monte de coisa, entendeu?
Marcello Pontes: Ouvi. Eh, qual é a latência que precis precisa de atualizar essa informação aí? Por exemplo, eh, se se tiver uma informação atrasada 10 minutos, é OK? Se tiver atrasada 1 hora é OK?
Vinicius Guimarães: Então, hoje que a gente faz, tá? Hoje a, se eu não me engano, o Léo colocou de hora em hora em Infobip, tá de hora em hora atualizando.
Marcello Pontes: Угуm.
Vinicius Guimarães: Eh, algumas tabelas aqui, a maioria das coisas na Big Query já demora 15 minutos para refletir aqui pra gente.
#
00:46:16
Vinicius Guimarães: Então, se eu faço lá no backoffice uma alteração, ele demora para refletir aqui, não é na hora. Então, a gente já tá acostumado com esse delayzinho,
Marcello Pontes: Mm.
Vinicius Guimarães: mas basicamente, ô, ô, Marcelo, as tabelas, o que que o pessoal precisa real time são as tabelas que a gente olha da big query mesmo, as padrão, a borrows, installments. Por quê? Porque eu preciso entrar na installment e ver se ele pagou aquela hora já,
Marcello Pontes: Uhum.
Vinicius Guimarães: se deu baixo, eu preciso ver se ele pagou. Então, essas coisinhas porque as outras, tipo infobip,
Marcello Pontes: Entendi.
Vinicius Guimarães: oi.
Marcello Pontes: Quer que é mais crítico, né? O cara saber que cara pagou, por exemplo,
Vinicius Guimarães: Isso, isso, mas essas coisas,
Marcello Pontes: M.
Vinicius Guimarães: mas infobip, tal, essas coisas, geralmente a gente já tem um padrãozinho ali de uma em uma hora. A gente tá acostumado com esses delays. Tem muita view que a gente atualiza uma vez por dia.
Marcello Pontes: Угуm.
Vinicius Guimarães: A view já tá configurada assim. Por quê?
#
00:47:12
Vinicius Guimarães: Porque eu só preciso das informações até ontem. Eu não preciso saber hoje o que que aconteceu. Eu não preciso saber se ele foi pra régua ou não. Então depende muito do conceito,
Marcello Pontes: Uhum.
Vinicius Guimarães: sabe?
Marcello Pontes: É, cara.
Vinicius Guimarães: Mas a maioria das views,
Marcello Pontes: Eh, porque
Vinicius Guimarães: as views,
Marcello Pontes: com
Vinicius Guimarães: eu acho que ele configura já dentro do DBT lá o o tempo que ele quer atualizar. É tudo lá dentro. Então, tudo é gerenciado já pelo Léo.
Marcello Pontes: Aham.
Vinicius Guimarães: Ele já tá colocando na estrutura lá dentro do DBT,
Marcello Pontes: Aham.
Vinicius Guimarães: tudo
Marcello Pontes: Tá. Por que que eu tô te perguntando?
Vinicius Guimarães: bonitinho.
Marcello Pontes: Só, só para recapitular um pouco, eu vou finalizar ainda a pergunta lá sobre quais são os sistemas de origem. jeito falou que tem Infobip, tem o, enfim,
Vinicius Guimarães: Infobip total IP.
Marcello Pontes: tem tem o total IP,
Vinicius Guimarães: Ah, é isso.
Marcello Pontes: tem tem mais como eu falar, mas assim, quando eu vejo uma consulta eh complexa, vai alguma coisa que tem um fazer vários joy assim, por exemplo, essa informação de de todas as métricas de um de uma pessoa, de um cliente, por ser FPD, qual é o P, qual é o qual qual é quais são os indicadores de casa, é uma são coisas, por exemplo, que poderiam tá sendo junto com a com a quer que o Leo atualiza do
#
00:48:23
Marcello Pontes: Infobip, isso podia ser tá sendo calculado e armazenado em tabela física até porque aí com a com a possibilidade de tu voltar no tempo, por exemplo, podia construir, por exemplo, o histórico de FPD do cara ou então, entendeu?
Vinicius Guimarães: Hoje a gente sofre porque a gente não consegue nada de histórico.
Marcello Pontes: Ia ser legal de fazer isso daí.
Vinicius Guimarães: Tipo, eu para eu ver quantos dias em atraso o cara tava, quando eu liguei para ele no mês retrasado, eu tenho que ficar fazendo conta porque eu não consigo saber. Eu tenho que ver que dia que ele pagou, que dia que eu liguei, que dia que venceu, que dia e ficar fazendo um monte de conta. E aí é isso que deixa a querer pesada. Igual aqui, imagina linha a linha, eu pego o valor total, pago, faço um float, aí tem o case, vejo se já pagou, se não pagou, se não pagou faço isso. Se pagou, divido por isso.
Marcello Pontes: M.
Vinicius Guimarães: Tipo, começa a ficar uma coisa tão complexa que isso que você falou seria o ideal, Marcelo. Tipo,
Marcello Pontes: É,
Vinicius Guimarães: é igual o que a gente falou,
Marcello Pontes: enfim,
Vinicius Guimarães: big table.
#
00:49:22
Marcello Pontes: aí vamos trabalhar para isso, né, velho?
Vinicius Guimarães: Boa, boa.
Marcello Pontes: Tá. Então assim,
Vinicius Guimarães: Aí sobre os programas Total IP e Infobip,
Marcello Pontes: velho.
Vinicius Guimarães: cara, o que eu lembro que a gente pega, ah, a gente também pega dados do GA, o Google Analytics também. É, é, a gente pega de lá, também é armazenada aqui. O Léo que criou essas rotinas aí para armazenar também. Eu ajudei ele até em algumas porque o GA tá vindo agora. A gente nem tinha isso para dentro de casa,
Marcello Pontes: Entendi.
Vinicius Guimarães: se eu não me engano, ou não tinha acesso, mas agora a gente tá com
Marcello Pontes: Eu escutei, eu escutei, eu acho que eu,
Vinicius Guimarães: acesso.
Marcello Pontes: eu escutei alguém falando de LLM, algum, alguma, alguma coisa de LLM que vem também para atendimento ou me confundir,
Vinicius Guimarães: E o GPT,
Marcello Pontes: será?
Vinicius Guimarães: o GPT eh,
Marcello Pontes: Uhum.
Vinicius Guimarães: o Renato criou toda a estrutura lá na cloud, o Renato Rosa. E aí,
Marcello Pontes: Uhum.
Vinicius Guimarães: por o que que acontece hoje?
#
00:50:17
Vinicius Guimarães: A nossa, o nosso atendimento na Infobip, ele tem um chatbot que atende o cliente e esse chatbot ele tem o a IA dentro dele. Então, em alguns momentos ele vai para IA.
Marcello Pontes: Угу.
Vinicius Guimarães: E aí, aonde que esse A, o que que é, como que é configurado esse A? O Renato criou dentro da cloud uma API lá, ele criou lá uma um end point. E aí eu dentro da infobip no chatbot chamo essa API com o prompt que eu quero. Então esses daqui são todos os prompts que a gente tem. Eh, todos esses promptes, o Renato salva esses logs numas tabelas, toda essa conversa com o cliente, ele salva. E esses esses dados salvos é que a gente olha também esse histórico de atendimento. Em alguns momentos, tá? a gente olha muito para analisar tal, tanto que no Bakery ele tinha feito algumas pastas, algumas algumas telas onde as onde a gente conseguia eh fazer uma análise do GPT,
Marcello Pontes: Mm.
Vinicius Guimarães: ó. Tipo, você coloca o arquivo aqui das conversas que você quer analisar e aí o próprio GPT já analisava e trazia um resumo. Quais os principais tópicos que foram transferido?
Marcello Pontes: Uhum.
Vinicius Guimarães: Ah, problema de pagamento disso, daquilo.
#
00:51:42
Vinicius Guimarães: Então, tipo,
Marcello Pontes: Quassifica,
Vinicius Guimarães: ele criou meio que essa estruturinha,
Marcello Pontes: né?
Vinicius Guimarães: mas, cara, tudo, eu não sei onde ficou o salvo, tá? todos esses dados, a tabela que ele salva,
Marcello Pontes: Sem problema, sem problema.
Vinicius Guimarães: mas é mais basicamente isso.
Marcello Pontes: Assim, eu tô perguntando, eu tô perguntando assim, a gente eh só para eu ter uma ideia de quais são os principais sistemas que que originam d para atendimento. E aí eu queria te provocar, cara, tentar estabelecer eh qual seria o o MVP de a gente fazer o negócio. É lógico que eu não vou conseguir fazer toda importar todas as bases de dados pra gente colocar num padrão, sabe? Mas de repente bate uma bola ou então tu estabelece, depois bate uma bola com Léo. Qual seria o MVP? O que que daria uma visib visibilidade legal para poder a gente eh e aí do começo ao fim, tá? Ah, o dado vem daqui, vem do Quais são os dados que a gente vai fazer Infobip? Vamos fazer só Infobipo, vamos juntar com outros sistemas também. de repente a gente vai eh eh fazer mais sistemas e mas estabelecer, sei lá, um eu não sei se a unidade do MVP vai ser um daspor,
#
00:52:35
Vinicius Guimarães: Угу.
Marcello Pontes: não sei se vai ser um, mas tenta pensar qual seria o uma coisa legal que desse uma visibilidade não só para pra área técnica, para dupla tal, mas também de repente para algum usuário se tem alguma coisa que tá demorando ou se eh de repente essa questão do histórico lá, né, do do dos indicadores poderia ser um um candidato Eh, dá uma pensada aí, o que que seria? Eh, não precisa ser tão pequeno também para poder não capar demais o MVP,
Vinicius Guimarães: Uhum.
Marcello Pontes: pra gente também ter uma percepção de ganho bom, tá?
Vinicius Guimarães: Tá,
Marcello Pontes: Eh, se tu poder fazer isso vai ajudar
Vinicius Guimarães: tá. Não consigo,
Marcello Pontes: bastante.
Vinicius Guimarães: consigo. Eu vou falar com o Léo, ele vai conseguir ajudar aqui. Consigo. E você falando aí, falando, eu lembrei. O Bertier Ribeiro Neto, ele ele ele que puxou a reunião para acabar com metabase. Então eu acho legal trocar uma ideia com ele, porque ele que não queria o metabas,
Marcello Pontes: Tá,
Vinicius Guimarães: que ele que falou que a segurança do metabase era ruim numa reunião pra gente,
Marcello Pontes: entendi.
#
00:53:42
Vinicius Guimarães: que entendeu, então troca uma ideia com ele também.
Marcello Pontes: Vou
Vinicius Guimarães: É pra gente até saber meio que o caminho tomar, porque eu passei pro pessoal de atendimento e cobrança que o Bruno me passou, né, que metabase vai finalizar, a gente não vai mais, a gente vai migrar. E aí eles estão nesse intuito. Então a gente tá até correndo com o cursinho que eu fiz para passar um treinamento pra equipe e tal. Então, só se a gente tiver uma noção mais próxima aí de se vai continuar, se não vai, se uma ideia pra gente ter noção, tipo, da onde que a gente vai seguir mesmo, sabe? Porque é para ficar mais claro para as pessoas,
Marcello Pontes: Tá,
Vinicius Guimarães: sabe mesmo? Até para mim, porque eu fico meio confuso,
Marcello Pontes: entendi, entendi.
Vinicius Guimarães: entende?
Marcello Pontes: Tá, para não dar esperança, né, cara?
Vinicius Guimarães: Então, da falsa esperança,
Marcello Pontes: Eh,
Vinicius Guimarães: fala: "Não, Vini, não vai precisar migrar mais, eu fico:
Marcello Pontes: entendi.
Vinicius Guimarães: "Nossa, aí depois não vai sim e até semana que vem." E aí eu vou ficar doido aqui.
Marcello Pontes: É, tá, vou dar uma olhada nisso daí também.
#
00:54:41
Marcello Pontes: Eu eu vou dar uma batida de bola. O Wagner me procurou hoje que o Bert queria um acesso a a uns relatórios intermediários que eu tenho que eu publiquei. Eh, eu vou botar um negócio junto. Tô esperando a resposta do Wagner. Ah, tá. Daí para esperar. Eh, porque ele queria ver as ferramentas. Eh, mas aí eu vou, enfim,
Vinicius Guimarães: Hum.
Marcello Pontes: vamos conversar. Vamos conversar. Eu vou conversar com ele, a gente sincroniza depois, tá?
Vinicius Guimarães: Fechado. Eu vou puxar esse ponto aqui no daily que eu tô do time de dados que aí tá o Wagner, o Léo, tá o pessoal tudo. Eles conseguem ajudar a ver aqui um MVP legal. Acho que bastante cabeça pensando é melhor.
Marcello Pontes: Tá bom,
Vinicius Guimarães: E eles têm mais técnica,
Marcello Pontes: tá bom.
Vinicius Guimarães: né?
Marcello Pontes: Beleza,
Vinicius Guimarães: Boa, Marcelo. Obrigado, cara.
Marcello Pontes: beleza, V.
Vinicius Guimarães: Mais algum ponto você queria ver?
Marcello Pontes: Pô, obrigado pelo teu culpa aí, cara. Não, por hoje tá bom.
Vinicius Guimarães: Mais alguma dúvida?
Marcello Pontes: Eh, por hoje tá bom. Esgotamento cognitivo já tá chegando. Eh, mas eh eu vou eu vou te manter ele informado, então.
Vinicius Guimarães: Boa.
Marcello Pontes: Eh, eu vou dar uma olhada nesse negócio de exportar os metodados.
Vinicius Guimarães: Não. Perfeito, perfeito. Enquanto isso, eu vejo com o Léo lá também os logs de acesso, se qual acessou mais e tal.**